Na crise, clientes ajudam a definir planejamento e estratégia do negócio

O site Pequenas Empresas & Grandes Negócios comprova que a empresa deve sempre manter o contato com o cliente, afinal o diálogo com os consumidores ajudam entender as novas necessidades.  Além disso direcional quais os melhores canais de venda é o caminho para remodelar os negócios e inovar.

A pandemia de Covid-19 fez os planos e as ideias previstos para 2020 perderem o sentido. Em todo o mundo, os negócios estão sendo obrigados a fazer reajustes e reposicionamentos.

Planejar na incerteza é uma tarefa dura, mas o contato com o cliente pode trazer os insights necessários para manter a empresa funcionando. Conversar com os consumidores já conquistados é uma forma de entender como os interesses deles mudaram nesse novo cenário.

Um restaurante acostumado a fazer a venda de pratos prontos, por exemplo, percebe que a demanda agora é por comidas congeladas. Outros podem identificar uma preferência por orientação nutricional ou kits de ingredientes para preparar uma refeição especial.

Segundo o site “É muito importante ouvir o cliente para entender o que ele quer”. Com essas respostas, a empresa identifica os passos que precisa tomar para oferecer esses novos produtos, serviços ou experiências.

Para negócios que ainda vão sair do papel, o ideal é validar a proposta antes de partir para a prática. Agir sem uma pesquisa mínima de mercado aumenta o risco de perda de investimento.  o site ainda afirma:“Esse é um dos motivos principais de falha nas startups. O produto até está correto, mas o empreendedor tenta vendê-lo para quem não quer comprar”.  O teste pode ser feito de forma enxuta, com pouco dinheiro e o apoio da rede de contatos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios / Roberta Simões consultora da InnoScience